Book Review: The Night Ship de Jess Kidd

 



Para começar esta review, um disclaimer: é o primeiro trabalho que leio de Jess Kidd e já sabia de antemão que todos os livros desta autora são bastante distintos entre si.

The Night Ship apresenta uma história atmosférica e até sobrenatural, onde liga dois tempos distintos - 1628 e 1898 - onde duas crianças de 9 anos são as protagonistas.  Ambas as crianças perderam as mães recentemente e o meu primeiro choque chega aqui: ambas as personagens são bastante complexas e intensas para o que é esperado de uma criança tão nova. 

Conhecemos Mayken, curiosa e irrequieta, a bordo do Batavia em 1628; e Gil, tímido e introvertido, em 1898, que acaba de chegar a uma ilha australiana para viver com o seu avô pescador. 

Mayken, apesar de ser uma menina de nobreza, só quer descobrir e explorar, especialmente o Below World, os convés mais abaixo do navio onde os soldados, marinheiros e mistérios vivem. Gil é um rapaz sensível que não está de todo feito para viver numa ilha piscatória que abomina. 

O livro apresenta uma pesquisa intensa sobre a história horrível do Batavia - leiam mais sobre isso aqui.  Como já referi anteriormente, o livro está pontuado de uma atmosfera intensa e carregada, parte devido a história do navio mas muito pelas personagens.

Não vale a pena desenvolver mais até porque esse é um dos grandes problemas que tive ao ler este livro - a falta de acontecimentos no plot. O luto das duas crianças é tão vasto e negro que abafa qualquer outro ponto da história. A narrativa apresenta imensas pausas e foi-me difícil continuar a pegar neste livro. Continuei visto que estava curiosa com o fim da história, mas este não foi recompensa suficiente. 

Sou fã de pitadas de sobrenatural e de realismo mágico, mas aqui não foi desenvolvido como esperaria. Também admiro uma história focada apenas em personagens, mas acho que não resultou nesta obra. 

Se leram outro livro da autora, que recomendam?


Classificação: 2.75/5 ⭐
Recomendado se gostaste de: Wake the Bones de Elizabeth Kilcoyne
Soundtrack aconselhada:  Ocean of Night dos The Editors

Comentários

Mensagens populares