Book Review: Caraval de Stephanie Garber (Caraval Series)

 Esta trilogia de fantasia já há muito tempo que chamava por mim. Numa tarde chuvosa no centro de Londres, encontrei os três livros com capas lindíssimas e decidi dar mais cor ao meu dia e às minhas leituras. 



A história começa na ilha de Trisda. Scarlett está prometida a um Conde que nunca conheceu mas que está convencida ser a chave para a sua liberdade e da sua irmã, que sofrem de abuso por parte do seu pai desde que a mãe, Pandora, desapareceu.  

No entanto, todos os anos sem falha, Scarlett escreveu uma carta a Legend, mestre de Caraval, implorando que este trouxesse o seu espetáculo mágico de 5 dias a Trisda, sem resposta....até agora. 

Caraval é suposto ser só um jogo, um espectáculo onde a audiência pode participar mas, à medida que a acção se desenrola, torna-se óbvio que há algo mais sobre este espectáculo. Senti-me às escuras durante bastante tempo ao ler este livro, sem qualquer pista sobre o próximo twist.  Juntando o mistério à magia subtil apresentada, tanto a história como a magia tornam-se cada vez mais negras à medida que o jogo  aproxima-se do fim.

“Welcome, welcome to Caraval! The grandest show on land or by sea. Inside you’ll experience more wonders than most people see in a lifetime. You can sip magic from a cup and buy dreams in a bottle. But before you fully enter into our world, you must remember it’s all a game.”

Fiquei completamente rendida com a escrita da autora, natural, poética e cativante. Senti-me completamente transportada para este cenário mágico. Garber consegue fazer as descrições mais deliciosas de qualquer aspecto do livro seja ele os redores ou pessoas. A magia aqui nunca é devidamente explicada, quase como sendo a sua própria personagem. 

“Every person has the power to change their fate if they are brave enough to fight for what they desire more than anything."

Scarlett é uma personagem principal perfeita no mundo da fantasia. Real, genuína e com bastante profundidade e inteligência emocional. É bastante fácil para o leitor se relacionar com ela, sentindo todo o espectro de emoções que Scarlett sente. O romance entre ela e Julian é lento, um quase "enemies to lovers" . Há bastante incerteza e dúvidas nesta relação, fazendo com o leitor nunca saiba até ao fim se eles devem ficar ou não juntos.
O antagonista, Legend, é um homem de mistério e mito, raramente visto em carne e osso, tornando tudo muito mais interessante e fazendo-o um vilão memorável.
Outro aspecto fantástico deste livro é o tema de irmandade. O laço de Tella e Scarlett é a verdadeira história de amor nesta narrativa, mostrando até onde ambas estão dispostas a ir para salvar a outra.
No fim deste capítulo, a verdadeira história de Julian é revelada, um plot twist inesquecível. Julian não é certamente uma personagem secundária e as acções deste no decorrer do jogo são integrais para ... bem, tudo.

“Dreams that come true can be beautiful, but they can also turn into nightmares when people won't wake up.”

Descrevi o livro como capítulo e é assim que senti a lê-lo: um primeiro capítulo de uma peça, onde nem tudo está resolvido e somos deixados com algumas pontas soltas, mas de uma maneira  que incita curiosidade e não desastrada.  

Neste momento, já li toda a trilogia e é  daquelas que nunca mr vou esquecer. 

Classificação: 5/5 ⭐
Recomendado se gostaste de: The Folk of Air Series de Holly Black
Soundtrack aconselhada:  Magic de Coldplay


Comentários

Mensagens populares