Book Review: Legendary & Finale de Stephanie Garber (Caraval Series)

 



Normalmente, gosto de ler géneros diferentes entre uma saga de fantasia, mas neste caso li todos os livros desta trilogia de uma vez só.
Em Legendary, vemos a história da perspectiva de Tella, enquanto a autora não só expande o jogo como o mundo em seu redor.

A premissa desta vez é em redor das Fates - deuses cruéis e poderosos que governavam o mundo, usando a sua magia para torturar e controlar as pessoas,  até ao dia que foram aprisionados nem baralho de cartas, despojados dos seus poderes. 
Este baralho, chamado de Deck of Destiny, é encontrado por Tella quando criança. Sem intenção, Tella acaba por ler o seu futuro,  acção que dita o rumo da história e deste livro.

Enquanto Tella procura a sua mãe, conseguimos compreender que todas as suas relação são analisadas e medidas de maneira transacional- Tella pergunta-se sempre o que as pessoas querem em troca, o quão benéfico será para ela, levando-a a " gastar" tempo a fazer predições em vez de experência-las. A única excepção à regra é a sua irmã Scarlett, o único laço emocional de Tella.

O paralelismo entre Caraval e Legendary é brilhante. Enquanto Caraval era "só" um jogo, Legendary é real.  Onde Scarlett tinha dificuldade em diferenciar factos de ficção, Tella recusa- se a acreditar que é real.

Adorei a perspectiva de Tella e o desenvolveu desta história. O grande ponto fraco de Legendary reside nas incertezas de Tella e o romance que se desenvolve. Acho que muito tempo foi dado às dúvidas sobre a identidade de Legend, muito mais que o necessário.
Mesmo assim, acho esta sequela uma incrivel continuação deste universo, pautada com a incrivel escrita sonhadora de Stephanie Garber.



Em Finale, a história é do dividida entre as duas irmãs , o que faz sentido no capítulo final. No final de Legendary, sabemos que as Fates foram libertados das cartas, num acto de sacrifício que nos deixa com o coração nas mãos.

Posto isto, fiquei surpreendida quando neste livro a narrativa começa algumas semanas após os eventos em Legendary. As nossas irmãs encontram se abandonadas pelos seus interesses românticos e a sua mãe encontra-se adormecida num dos quartos que elas alugam. Parece que nada é feito em relação as Fates, após tanto terror e preocupação.
Em semelhança com o segundo livro, adorei as Fates - a maldade destas personagens é tanto fascinante como arrepiante, algo que seria um tema a explorar mais quiçá numa sequela sobre a origem destas, por exemplo.
A minha grande frustação aqui é o romance e os triângulos amorosos forçados em ambas as irmãs.  Acho demasiado semelhante e até infantil a maneira como o amor é descrito aqui.
Achei o final confuso e com demasiadas pontas soltas. Continua a ser um bom livro, mas confesso que estava à espera de mais
Classificação: 4.75 & 4.25/5 ⭐
Recomendado se gostaste de: The Folk of Air Series de Holly Black
Soundtrack aconselhada:  Washington by Clementine

Comentários

Mensagens populares