Book Review: The Poppy War by R.F.Kuang (The Poppy War Trilogy #1)

 "Children ceased to be children when you put a sword in their hands. When you taught them to fight a war, then you armed them and put them on the front lines, they were not children anymore. They were soldiers"


Gostava que as minhas pupilas se transformassem em corações como no emoji, só para visualmente conseguir explicar o quanto adorei este livro. 

Aconselho desde já a lerem todos os trigger warnings, porque esta história é pesada.

The Poppy War é uma fantasia política e militar épica, baseada nos eventos do século 20 na China. Esta história começa com Rin - uma órfã de guerra que vive no Sul rural - determinada em passar o Keju, um teste académico que abrange todas as províncias do Império. Passando o Keju, Rin entra automaticamente na academia militar mais prestigiada de Nikan, Sinegard, escapando assim a um futuro de submissão, num casamento arranjado pelos seus tios.

Seguimos Rin no seu primeiro ano em Sinegard, onde é constantemente vítima de bullying pelos seus colegas, todos eles filhos de pessoas com cargos importantes no Império e treinados a vida toda para o Keju e Sinegard. Tudo isto dá a Rin ainda mais determinação para suceder e ao mesmo tempo, empurra-a na descoberta das suas aptitudes letais em xamanismo, uma arte mística quase perdida.

A partir daí, os eventos da história desenrolam numa velocidade alucinante e mergulhamos de cabeça numa guerra brutal.

Rin conhece os Cike, um grupo incompreendido de xamãs, e o seu líder  Altan. Altan faz com que Rim olhe para o passado com uma fúria fulminate e para o futuro com um sentido de justiça ardente pelo seu povo.

"If there is a divine creator, some ultimate moral authority, then why do bad things happen to good people? And why would this deity create people at all, since people are such imperfect beings"


Esta é a estreia mais bonita que eu já li. A autora, sendo formada em Estudos Chineses, mostra os seus conhecimentos numa escrita poética e arrebatadora; a narrativa é pintada com personagens complexas e, independemente do papel destas na história,  deixam sempre uma marca no leitor (maioritariamente dolorosa). 

Os momentos de guerra são horrendos e brutais, reflectindo os eventos reais das invasões Japonesas na China, mostrando o nível de crueldade que a humanidade consegue antigir em diferentes aspectos e lados do confronto. 

A parte inicial do livro é então mais "leve", na medida que aborda o passado de Rin e as suas aventuras para chegar ao Keju - não deixando contudo de abordar os seus traumas de infância.

Rin é uma personagem muito bem construída e desenvolvida. Senti-me igualmente frustrada como com a maior vontade de a proteger de tudo o que lhe acontece. A sua vitalidade unida ao medo, frustração e trauma, torna-a uma heroína  de fantasia incrível.  Enquanto não consegui concordar com a maioria das suas decisões,  o sentido de justiça de Rin é admirável.  

"It's s easy to be brave. Harder to know when not to fight."

O elemento místico é extremamente absorvente mas brilha ainda mais com a complexidade da política, algo que a autora entrelaçou estupidamente bem. 

Podia falar ainda expansão e construção do mundo, do Império do ópio e suas consequências, mas acabo esta review com o meu ponto favorito da história: a magia aqui é abordada como algo que destrói e consome quem a pratica, o que achei bastante refrescante e diferente das fantasias que estou habituada a ler.

Não tenho nada a apontar a este livro e sou uma fã assumida da autora, para a vida.


Classificação: 5/5 ⭐
Recomendado se gostaste de: Jade City (Green Bone Saga) de Fomsa Lee
Soundtrack aconselhada:  Run de Daughter

Comentários

Enviar um comentário

“Words are, of course, the most powerful drug used by mankind.”
Rudyard Kipling

Mensagens populares