Book Review: The House of Fortune de Jessie Burton

 


* eARC aprovado pela NetGalley e pela editora Pan Macmillan.* 


𝘛𝘩𝘦 𝘏𝘰𝘶𝘴𝘦 𝘰𝘧 𝘍𝘰𝘳𝘵𝘶𝘯𝘦 é o seguimento/companheiro do 𝘛𝘩𝘦 𝘔𝘪𝘯𝘪𝘢𝘵𝘶𝘳𝘪𝘴𝘵 que recomendo ler previamente. 

Amsterdão é mais uma vez o pano de fundo da história, que recomeça 18 anos depois do primeiro capítulo. Acompanhamos então 𝘛𝘩𝘦𝘢, nascida em segredo fruto de uma relação inter-racial, e o seu desejo de emancipação da sua família, para começar a sua vida adulta com o seu namorado, o pintor enganoso do teatro local. Ao mesmo tempo, vemos a sorte e fortuna da sua família desaparecer fazendo com que a tia de 𝘛𝘩𝘦𝘢, 𝘕𝘦𝘭𝘭𝘢recorra a um casamento "arranjado" com um mercador rico para os salvar da desgraça.  Escusado será dizer que as coisas não correm bem.

Esta história é sem dúvida mais focada na construção das suas personagens, nos segredos e dinâmicas familiares, em vez de um plot rico. Vemos as mudanças que as estações trazem, as lutas e problemas que as pessoas de Amsterdão no século 18 viveram, as pressões da sociedade e as promessas de fortuna e boa sorte. 

As personagens são injectadas com uma profundidade melancólica e nostálgica e uma complexidade imensa que é quase impossível não sentirmos as suas lutas pessoais: 𝘛𝘩𝘦𝘢, dividida entre o amor pela sua família e a excitação de ser uma jovem adulta; 𝘕𝘦𝘭𝘭𝘢, presa entre o passado e o futuro.

Gostei imenso como a autora lidou sensivelmente com a ostracização das origens da personagem principal, tornando um fio condutor essencial mas não o centro do livro. 

A escrita continua imersiva como sempre: senti o frio dos canais, o prazer de provar ananás pela primeira vez (terão de ler para descobrir!), a raiva dos comentários racistas da sociedade à volta da família Brandt.

Fiquei um pouco desapontada com a falta de presença da 𝘔𝘪𝘯𝘪𝘢𝘵𝘶𝘳𝘪𝘴𝘵 . Não tenho bem a certeza do papel dos poucos episódios em que esta aparece. Esperava mais realismo mágico neste livro e como esteve em falha, o papel da 𝘔𝘪𝘯𝘪𝘢𝘵𝘶𝘳𝘪𝘴𝘵 sentiu-se forçado e confuso.

 
Acho que este livro não é tão intricado como o primeiro, mas adorei voltar à escrita da autora e ao mundo da ficção histórica.  Podem encontrar outra review minha desta autora, aqui.

Classificação: 4/5 ⭐
Recomendado se gostaste de: The Miniaturist, Jessie Burton / Hament de Maggie O'Farrel 
Soundtrack aconselhada: Amsterdam, Daughter

Comentários

Mensagens populares